Página em permanente construção  *

Para realizar grandes sonhos [ necessitamos grandes sonhos. [Hans Seyle]

 

Futebþl   e a   Idolatria Moderna

A meteórica história do Futebol popularizado em poucos anos

 Caixa de texto: 19 de julho foi instituído pela lei brasileira como Dia do Futebol.
O principal desporto no país é considerado “paixão nacional”.
A idolatria ajuda a esquecer ou a agüentar a miséria do povo.
Esporte não gera riquezas... Porque tanto destaque? Um dia, instituído em Lei, para consagração do futebol... Qual a maior riqueza que temos ? O bem mais valioso do ser humano é a vida, garantida pela saúde, inegavelmente beneficiada pelo desporto. O espetáculo desportivo incentiva à prática do e funciona como mecanismo de equilíbrio e preservação da paz social por sua efetividade em descarregar as tensões geradas pela vida urbana. A vida floresceu nos campos e florestas habitados por primatas há 40.000.000 de anos, quando também surgiam os cetáceos no oceano. Cetáceos mudaram pouco. Golfinhos e baleias são de pífia diversidade comparada aos primatas com milhares de espécies. A singela evolução dos nossos “parentes” aquáticos ocorreu porque não possuíam predadores (antes do homem), o alimento era farto e as condições ambientais estáveis. Oposto à vida dos primatas, que enfrentavam predadores, disputas por alimentos, clima hostil, e desenvolveram uma série de habilidades, entre elas a inteligência. Há 7 milhões de anos primatas superiores – nossos ancestrais - andavam eretos (mais informações e os quadros da evolução clique aqui ). A agricultura (primeira onda ou primeira revolução) nasceu há cerca de 6 mil anos atrás e permitiu a fixação das comunidades e aceleração da evolução com alimentação suficiente para aumento das populações e desenvolvimento de outras habilidades. A segunda onda, da revolução industrial, impôs novos hábitos distintos da vida no campo. Primatas superiores, com organismos dotados de habilidades físicas desenvolvidas durante milhões de anos para sua preservação, busca de alimentos, disputa por acasalamento, etc., esforçam-se para viver em comunidades acumulando energia e tensão, que necessita de descarga.  Desporto não apenas conduz ao congraçamento, ao convívio, promove união entre pessoas e nações, mas propicia descarga tensional coletiva. É o maior acontecimento social. Podemos concluir que o esporte produz a maior das riquezas: a saúde e bem estar social, indispensáveis à vida. 

Maiores ONGs do mundo depois da ONU(1946) e Rotary(1905) Caixa de texto: Participação de mulheres em Jogos Olímpicos só iniciou na segunda edição moderna dos Jogos em 1900. Saiba tudo sobre o Sistema Olímpico clicando aqui ”são o IOC Comitê Olímpico Internacional, a UEFA e a FIFA. Acontecimentos desencadeadores  do crescimento destas ONGs iniciaram no final do século XIX, com renascimento do desporto em nível mundial. 1896 acontecem os primeiros Jogos Olímpicos modernos em Paris. Atletismo, corrida, salto, resgatando práticas gregas desses desportos que propiciavam bons guerreiros e bons cidadãos. Os primeiros Jogos ocorreram em 366 a.C. ao sopé do Monte Olímpia. “Olimpíada” era a preparação dos atletas, o treinamento durante o intervalo de 4 anos entre as competições os atletas. Os Jogos gregos tinham um código rígido de disciplina.  Detalhes sobre o Olimpismo e seu renascimento no capítulo denominado “Anéis Vencem a Cruz”.

 

História dos jogos com bola.

Há 55 séculos, no México, em 3400 a.C., ancestrais dos Maias jogavam com bola de látex das seringueiras. Recentes pesquisas de Jeffrey P. Blomster arqueólogo da Universidade George Washington e Richard A. Diehl, da Universidade do Alabama, divulgadas na revista Science de março de 2005, apontaram os Olmecas como a “cultura-mãe” da América Central, originando os povos Zapoteca, Maia, Teotihuacán, Tolteca e Asteca.

Origem remota do Direito Disciplinar Desportivo na Grécia Antigaè  O atleta indisciplinado era impedido de continuar participando dos Jogos e podia ser expulso do local das competições.

Ao lado, foto do primeiro estádio by Érica Klein, UFRGS.

 

O jogo passou aos Maias que desenvolveram conotação religiosa, vislumbrando na bola o Deus Sol. O capitão da equipe perdedora era sacrificado aos deuses.

Extremo Oriente na dinastia Han, antes de Cristo, chineses praticavam Suchu. O jogo, parecido ao futebol, foi levado ao Japão dando origem ao Kamari-Wa repleto de cerimonial para serenidade e paz; praticam em trajes, à como na foto ao lado.

Roma antiga como a maioria das culturas militares praticava vários jogos de bola para desenvolver a destreza corporal/agilidade dos gladiadores e soldados.

Futebol Folclórico começou a ser praticado por volta do ano 1000. Toda cidade envolvida pelo esporte, praticado nas ruas e praças. Na Itália evoluiu para uma prática organizada, onde os bairros eram representados por equipes. O Cácio é praticado até hoje em Florença. Na Grã-Bretanha degenerou em verdadeiro horror, um confronto onde não raro morria alguém esmagado, pisoteado, ou por golpes desferidos na disputa da bola. O caos urbano e depredação motivaram que, em 1314, rei Eduardo II vedasse o jogo, proibição ratificada pelos reis Henrique V e Henrique VIII.

Proibição perdurou até o século XIX quando, o que era apenas treino para agilidade e recreação, proibido publicamente, sistematizou-se em desporto consagrado mundialmente. Uma conjugação de fatores condicionou essa mudança radical, as conheceremos adiante. Interessa saber, de momento, que surgiram dois tipos de futebol na Grã-Bretanha: I.apenas com os pés; II.com pés e mãos. Ambos caracterizados pela disputa de duas equipes com objetivo de marcar gols no adversário.

1863 em 26 de outubro havia 11 equipes em Londres que fundaram a Associação de Futebol The Free Maison Arms.  Mas não havia regras definidas. Os clubes combinavam, com antecedência ou até ao iniciar a partida, as regras. A prática de dois tempos tornou-se hábito porque num tempo jogavam com os pés, no outro com as mãos. Uma das primeiras partidas intermunicipais não saiu porque um time ficou desfalcadofutebol da associaçdes.ra cidade.ime, om a m. Um dos jogadores perdeu o trem e outro mudou de time ao receber uma oferta melhor de trabalho na outra cidade. Isto motivou a “regra 3”, a necessidade de reservas para eventualidades.

42 dias depois, em 8 de dezembro, depois de concluir que o esporte com as mãos era violento (mais difícil tomar a bola) a associação estipulou proibição de segurar a bola com as mãos e “bater” nos adversários, surgindo a distinção do Rugby (com as mãos e mais violento) e o futebol da associação, daí a expressão “football association”.

1871 graças ao desenvolvimento da ferrovias capazes de transportar jogadores por distâncias relativamente longas, clubes amadores do sul da Inglaterra reúnem-se e fundam uma Liga. 

1872 ocorre primeira partida internacional, que revolucionou o esporte, após vergonhosa derrota da Inglaterra que ainda intentava jogo driblado enquanto a Escócia aplicava jogadas de passes. E originou a tradição do Reino Unido participar dos eventos internacionais com até 4 equipes, cada uma representando um de seus Estados Membros (Inglaterra, Escócia, País e Gales e Irlanda do Norte). Algo como o Brasil participar da Copa com diversas seleções representando distintos Estados.

1882 30 de novembro, em Quens Park, Escócia, nasceu o 1º Campeonato de Futebol, assistido por 4 mil pessoas.

1885 inicia o profissionalismo no futebol.

1888 em Calcutá, Índia, surge o 2º Campeonato de futebol no mundo.

O futebol não parou mais de crescer, em importância econômica e cultural mundial, com raras as exceções, a mais notável a dos Estados Unidos. Em 1921, foi criada a Liga Americana. Em 1930 havia 200 equipes registradas. A depressão econômica da década de 30 isolou o futebol que, considerado desporto não americano, foi discriminado.  Quando a Copa do Mundo de 1966 alcançou audiência de 400 milhões de expectadores, os norte-americanos perceberam não poder ficar de fora de um negócio tamanha grandiosidade e “ressuscitaram” a Liga de Futebol Norte-Americana: Trouxeram ídolos consagrados para os EUA iniciando décadas de esforços e enormes investimentos. Mas o futebol continua longe de ser o 1º esporte no país devido à resistência inercial do público, mídia e patrocinadores, acostumados ao beisebol, futebol americano, basquete, hóquei no gelo, tênis e golfe, entre outros, bem estruturados, e com espaços bem ocupados.

Entenda porquê se tornou popular tão rapidamente ?

Idolatria no futebol x personalidades históricas clique aqui ó

A origem da idolatria nos Jogos Olímpicos clique aqui ó

Aperfeiçoando-se para construir 1 Mundo Melhor

Centenas de Teses Jurídicas novidades toda semana clique aqui ó

Histórica Faculdade de Direito da UFRGS e sua importância clique aqui ó

Orientação aos alunos + Programa das Disciplinas clique aqui ó

Juristas completos:  Exemplo de Athos clique aqui û e Clóvis clique aqui û

* * *

Conheça nossas páginas, e os variados enfoques da Sabedoria

è Sabedoria aplicada à elaboração das decisões judiciais clique aqui &

è Sabedoria no Princípio Universal da Evolução clique aqui ó

è Sabedoria na Ética à clique aqui F J

è Sabedoria na fusão do espiritual + material clique aqui ÿ

è Sabedoria em sermos Mestres e Discípulos uns dos outros clique aqui ó

è Sabedoria no reencontro do Místico e Ciência clique aqui ÿ

è Sabedoria no caminho da perfeição na simplicidade Shibumi  clique aqui ÿ   

è Sabedoria na evolução cultural clique aqui þ

è Sabedoria no uso da Linguagem, instrumento do Jurista clique aqui ó

è Sabedoria no Princípio da Dualidade os opostos complementares clique aqui  

Novo ramo o Direito Desportivo clique aqui ó

Ligações entre místico e desportivo clique aqui ó

Filosofia e prática das Artes Marciais clique aqui C

Meditar e perguntar clique aqui ó  Aprenda mais e melhor clique aqui ó

Viver mais e melhor com saúde e bom humor clique aqui ƒ

Desenvolvimento Místico clique aqui ó  Apometria clique aqui è

Grupo Espiritualista Casa de João Pedro clique aquiÿ

Lutando pela dignidade na  Advocacia Pública clique aqui

Centenas de Teses Jurídicas novidades semanais clique aqui ó

 És nosso visitante nº Contador *Aperfeiçoando para construir 1 Mundo Melhor este saite está em permanente construção no domínio próprio desde 14 de dezembro de 2003 quando nossas páginas somavam 136.706.382 visitas.   Impressionante?  No primeiro semestre de 2005 nossos Grupos Temáticos ultrapassavam 50 BILHõES de visitas!  Conheça-os clicando aqui ó

Contato com o professor Luiz Roberto Nuñesos PADilla ó luizrobertonunesos@padilla.adv.br

Apresentação do Professor Padilla clique aqui