Página em permanente construção*

Para realizar grandes sonhos necessitamos[[[ Grandes sonhos! [Hans Seyle]

Aperfeiçoando-nos construímos 1 ümelhor

 

A boa educação é como moeda de ouro:    Em toda parte tem valor.    E o exemplo não é a melhor forma de ensinar,    mas a única.

Pais com hábitos de informação, que lêem livros e jornais diariamente,      com seu exemplo estimulam seus filhos a fazerem o mesmo. Como aprimorar a cultura e a Educação ? Clique aqui N

Ética é eficazmente transmitida em exemplos da vida real:

 

Infelizmente, proliferam os maus exemplos, especialmente entre os líderes políticos:

 

 

“O gesto simples de um homem simples e corajoso é

não partilhar na falsidade,

não apoiar atos falsos.

“O mundo está sendo invadido pela desavergonhada afirmativa que

o poder é todo-poderoso     e nada se consegue pela justiça.

 (Nobel Lecture in Literature, 1972, Alexander  Solzhenitsyn)

 

 

Existe ética na Política ? Conheça o Processo Eleitoral e o Estelionato Político e interessantes trabalhos de Professores da Faculdade de Direito da UFRGS clicando aqui N

 

Exemplos éticos da vida real è

A temporada de pesca começaria no dia seguinte mas o menino, de onze anos,   sempre queria ir pescar...       Saiu com seu pai no final da tarde para pegar peixes-lua e percas,   cuja pesca era liberada.    Amarrou uma isca e começou a praticar arremessos, provocando ondulações coloridas na água.    Logo as ondulações se tornaram prateadas por causa do efeito da Lua nascendo sobre o lago.

Quando o caniço vergou, soube haver algo enorme do outro lado da linha.    O pai o olhava com admiração enquanto habilmente arrastava o peixe ao longo do cais.   Finalmente, com cuidado, levantou o peixe.

Era o maior que havia visto. Mas era um peixe cuja pesca só seria permitida na temporada, que iniciava no dia seguinte, dali a algumas horas.

Ele e o pai olharam para o peixe, tão bonito, as guelras para trás e para à frente sob a luz da lua.  O pai acendeu um fósforo e olhou o relógio.  Eram dez da noite - faltavam duas horas para a abertura da temporada.   O pai olhou para o peixe, depois para o menino.

- Você tem de devolvê-lo, filho - disse.

- Mas,  papaiiii !  – reclamou.

- Vai aparecer outro peixe - disse o pai.

- Não tão grande como este – choramingou...

Observou à volta do lago.   À forte luz do luar podia ver que não havia outros pescadores nem barcos.    Mesmo sem ninguém por perto sabia, pela clareza da voz do pai,    que a decisão não era negociável.   Devagar tirou o anzol da boca do enorme peixe e o devolveu à água escura.

A criatura movimentou rapidamente seu corpo poderoso e desapareceu.

Desconfiou que jamais veria um peixe tão grande como aquele.

Isso aconteceu há trinta e quatro anos.    Hoje, aquele menino é um arquiteto de muito sucesso em Nova Iorque.    O chalé do pai ainda está ,  numa ilha em meio do lago,  perto do mesmo cais.

Mas há três décadas, ambos estavam certos.   O menino estava certo ao pensar que nunca mais conseguiria pescar um peixe tão maravilhoso como aquele, mas não houve perda, porque o pai também estava certo ao exigir da devolução:    Toda vez que se depara com uma situação que exige ética,  o filho vê o peixe maravilhoso,   porque o pai soube ensinar que ética é simplesmente uma questão de certo e errado.

  

Exemplos éticos da vida real è

O garçom informa ao pai:  

- Sua filha não precisa pagar pelo almoço:      O buffet não cobra até 8 anos.

Mas o pai apressa-se a esclarecer:

- A menina completou 8 anos.

A criança parece muito mais jovem, e o garçom diz surpreso e impressionado:    - Eu não saberia que ela tinha 8 anos !

Com serenidade, o pai aponta para a filha e enfatiza:  - Sim, certamente você não saberia a diferença...   Mas  ela sabe e  jamais esquecerá  !

 

Por quê é difícil ser ético ?      

A prática da ética é difícil.     Exige sermos muito humanos.                Agimos corretamente apenas quando alguém olha?                     Recusamos passar por cima de regras para obter vantagens?        Ignoramos informações que não deveríamos ter?

Antes de sermos humanos temos uma base animal.

A vida existe há 4.000.000.000 de anos, com seres unicelulares e que se reproduziam por divisão.  Foram mudando, lentamente, levou 1.500.000.000 de anos para passar a existir sexo, e reprodução por combinação de bagagens genéticas dos dois sexos. A evolução continuou e bilhão de anos depois surgem os mamíferos...     Há 40.000.000 de anos campos e florestas foram habitados por primatas, quando também surgiam no oceano os cetáceos. Golfinhos e baleias são de pífia diversidade comparada aos primatas com milhares de espécies.     Os “parentes” aquáticos tiveram evolução pouco comparada à dos primatas porque não possuíam predadores (antes do homem), o alimento era farto e as condições ambientais estáveis.     Oposto à vida dos primatas,  que enfrentavam predadores,   disputas por alimentos e acasalamento,   clima hostil, e desenvolveram uma série de habilidades,  entre elas a inteligência.

Há 7.000.000 (sete milhões) de anos nossos ancestrais passaram a andar eretos (mais informações e os quadros da evolução clique aqui ). Eram os primatas superiores.

Mas só há 6.000 (seis mil) anos surgiu a agricultura (primeira onda ou primeira revolução) permitindo a fixação de populações, aceleração a evolução das comunidades porque havia alimentação suficiente para o crescimento das populações e tempo e energia para o desenvolvimento de outras habilidades.

A segunda onda, da revolução industrial, impôs novos hábitos distintos da vida no campo.  Primatas superiores, com organismos dotados de habilidades físicas desenvolvidas durante milhões de anos para sua preservação, busca de alimentos, disputa por acasalamento, etc., esforçam-se para viver em comunidades acumulando energia e tensão, que necessita de descarga.

Mas o elementar instinto da sobrevivência a qualquer custo que nos impulsionava continua dentro de cada um de nós.    Na natureza,   as dificuldades para obter alimentos,  escapar dos predadores,  encontrar abrigo contra intempéries,  condicionam o comportamento “animal” que não sofre com malefícios acarretados a outros indivíduos da mesma espécie,   porque a regra na natureza é “salve-se-quem-puder”.  Em situações extremas, encontraremos até canibalismo.

Note que nem todos os primatas superiores, que caminham eretos, evoluíram.   Os gorilas, por exemplo,  continuam agindo semelhantemente aos seus antepassados de 6 milhões de anos.     Mas nós, o humano -  mais recente na escala geológica,  evolui modificando comportamentos.

Após a “primeira onda”, o desenvolvimento da agricultura permitiu alimentar comunidades relativamente grandes. Fixamo-nos numa região e começamos a criar a civilização.  Todo conhecimento da civilização humana – que se espraiou pelas culturas da Europa e Ásia tem sua fonte na primeira comunidade a desenvolver a agricultura e, com alimentos abundantes, dispor de tempo e cada vez mais recursos para descobrir e desenvolver tecnologias e fomentar o saber. Ela se situava num local hoje árido, mas lembre que na época saíamos de uma era glacial.   Veja e compare as culturas no Infográfico das civilizações clicando aqui ó.   Com os conhecimentos técnicos, transmitidos às novas gerações para facilitar a vida, pela continuidade e aumento da produção de alimentos e bens, também passaram a ser impostas culturas filosófico-religiosas “explicando” o Universo. 

Estabelecer relativa identidade entre os membros “terceirizando” o pensamento ao impor “verdades” – não raro preconceituosas refreando descobertas.   Veja infográfico das culturas filosófico-religiosas clicando aqui ó.   Mas, apesar das imposições culturais e limitações “religiosas”, o ser humano continuou evoluindo e produziu geniais criações.  Veja infográfico dos gênios clicando aqui ó.   Não obstante toda evolução, o ser primitivo ainda habita o interior de cada um de nós.  E às vezes se manifesta.

Em grupos, temos a tendência de imitar comportamentos. Desde um “bando” de amigos que apresentam hábitos semelhantes, ao “bando” de torcedores com linguagem própria,  passando pelo “bando” de espectadores debatendo-se para entrar ou sair de um recinto.  Observe abrir a porta do elevador e verá muitas vezes gente tentando entrar sem permitir quem está dentro sair. É irracional  – o limitado espaço do elevador  - às vezes nem há lugar, mas estão dominados pelo lado primitivo e “precisam” entrar de qualquer jeito.  Já reparastes a tendência à imitação comportamental ?    Quando alguém boceja na sua frente, provavelmente você também o fará.  O quanto o riso é contagioso ? Ou a tristeza?   Apesar de possuírem home teather fabulosos,  muitos enfrentam engarrafamentos, filas, acotovelamentos, riscos de assalto, etc., para irem até um cinema. Dizem: - Eu gosto de ir ao cinema!” Porque a reunião de pessoas facilita aflorar as emoções.    Mais fácil emocionar-se e curtir o filme no meio de um grupo. 

Quando a tendência à imitação se soma ao ser primitivo nos movendo para o “tirar vantagem” basta um correr para que todos saiam em debandada.     Nessas horas,  é preciso muita coragem para ser ético. Agir com educação é ir de encontro ao comportamento do “bando”. E esse descompasso sempre foi perigoso, na pré-história. Quando o banco corria para se salvar, quem ficava para trás morria. Sobreviveram apenas os que correram com o bando. Estamos impregnados por instintos arraigados durante milhões de anos que nos impulsionam a correr com o bando.  São alguns milênios de civilização contra milhões de anos de comportamento animal.

Sermos humanos e superar limitações animais também exige conhecer o poder da energia da coletividade. Clique aqui é.

 

Entre os fatores que desencadearam a crise política, profissional, econômica e institucional onde nosso país afunda está o mau comportamento de quem devia dar o bom exemplo.    Exemplo não é a melhor, mas a única forma de ensinar.      A prática da ética é difícil.     Requer sejamos realmente humanos superando nossas limitações animais.    A corrupção é uma das piores pragas atrapalhando a ética. Veja a história da corrupção clicando aqui R

Mas a corrupção só cresceu devido à proliferação de psicopatas entre as lideranças. Veja porque isto aconteceu, e como nos proteger clicando aqui N

Vamos fomentar à ética ? clique aquièÿ

O que é Ética ? Saiba mais clicando aqui N

Conheça outra proposta para começarmos a construir 1 Mundo Melhor com lucro equilibrado à Ética em 2006  clique aqui ó ou copie para seu navegador www.padilla.adv.br/etica/2006

A complicada relação advogado x cliente clicando aqui

Podemos ter ética no Brasil ? clique aquièÿ

Mas o que podemos esperar quando o poder público cai nas mãos de pessoas despreocupadas com ética e o bem estar da população, conduzindo a nação por caminhos tortuosos ? Quando o mau exemplo vem de cima, dos líderes políticos e do “governo”, que além de não prestar segurança, saúde, educação, enfim, nada, ainda extorque o trabalhador com uma carga desumana de impostos como poderemos pretender que um cidadão comum, lutando pela sobrevivência, seja ético para, com seu exemplo, ensinar seus filhos ? Para examinar o caráter desumano da carga de impostos, clique aqui é

A ética não pode ser dissociada da coragem.

Necessita coragem ser ético,   não seguir o bando.

Bem...   O mundo será melhor se todos nós, pais,  ensinarmos nossos filhos à “devolver o peixe para a água” como na história acima.   Em pequeno é que se aprende a cultuar a verdade.    A decisão de fazer a coisa certa – ou fazer o errado para buscar vantagem - estará sempre vívida nas lembranças de nossos filhos.   

Que tipo de história pessoal vais querer contar aos teus netos ?   Uma história sobre como aproveitamos para ludibriar regras e obter uma vantagem temporária ou de como fizemos o que era certo e ficamos fortalecidos para sempre ?

Os Agnósticos cultivam a humildade. A palavra significa “sem conhecimento”. O Universo é repleto de fenômenos além da nossa compreensão, simples humanos. Nossas percepções provêm dos cinco sentidos e do raciocínio para as interpretar. Os sentidos são extremamente limitados. Compare com animais “inferiores”: Visão, audição, olfato, tato e paladar humanos são limitadíssimos.  E percebeu como a mente teima em não lembrar de coisas importantes ? Ou como é difícil armazenar informações que vamos necessitar ? O que chamamos de raciocínio não passa de um software sofrível, rodado num hardware – nossa mente - mais deficiente ainda.  Como podemos pretender conhecer o todo universal ? Não compreendemos mais que ínfima parte. Shakespeare, profundo entendedor da alma humana, afirmou “haver mais mistérios entre o céu e a terra do que imagina a nossa vã filosofia”. Estava certo.

Na falta de um poder de compreensão adequado,  instrumento valioso é tempo. O “teste do passar tempo” desacredita crenças, costumes, modismos e convicções falsas. E faz renascer as verdadeiras. Certo e verdadeiro consegue resistir com o passar dos anos, séculos ou milênios. A instituição família é certa e verdadeira. Existe desde o início das civilizações. A crença num ente superior também o é. Permeou todas as sociedades, desde o início dos tempos. Não seria diferente em Sócrates, Platão, e demais sábios da antiguidade. Saiba que Sócrates e Confúcio foram precursores da ética clique aqui þ

Falar em Cristo suscita controvérsias mas nem o maior dos céticos duvida que algo muito extraordinário ocorreu na antiga Galiléia mudando o curso da história universal sem uso da força militar ou do poder econômico.  Embora o Cristianismo esteja impregnado de valores tomados de empréstimo das anteriores religiões orientais, em especial do Zoroastrismo persa, suas verdades são fortes porque resistiram e se multiplicaram em dois milênios. Aliás, grande parte (senão todo) conhecimento da civilização humana tem sua fonte na primeira comunidade a desenvolver a agricultura e, com alimentos abundantes, dispor de tempo e cada vez mais recursos para descobrir e desenvolver tecnologias e fomentar o saber. Observe o infográfico comparando a evolução da civilização através de várias culturas clicando aqui %. Reviva a evolução do conhecimento clicando aquiü.

Praticar ética é difícil. Exige sermos humanos superando limitações animais. Entenda como e porque clicando aqui é.

Sócrates e Confucio precursores da ética clique aqui þ

Observe as manipulações e FALTA de ÉTICA na PROPOSTA de

“DESARMAMENTO” de 2005 clicando aqui N ou copie para seu navegador www.padilla.adv.br/etica/desarmamento

Centenas de Teses Jurídicas novidades toda semana clique aqui ó

Histórica Faculdade de Direito da UFRGS e sua importância clique aqui ó

Orientação aos alunos  +  Programa das Disciplinas clique aqui ó

Juristas completos:  Exemplo de Athos clique aqui û e Clóvis clique aqui û

* * *

Conheça nossas páginas, e alguns dos enfoques da Sabedoria

è Sabedoria aplicada à elaboração das decisões judiciais clique aqui &

è Sabedoria no Princípio Universal da Evolução clique aqui ó

è Sabedoria na Ética à clique aqui F J

è Sabedoria na fusão do espiritual + material clique aqui ÿ

è Sabedoria em sermos Mestres e Discípulos uns dos outros clique aqui ó

è Sabedoria no reencontro do Místico e Ciência clique aqui ÿ

è Sabedoria no caminho da perfeição na simplicidade Shibumi  clique aqui ÿ   

è Sabedoria na evolução cultural clique aqui þ

è Sabedoria no uso da Linguagem, instrumento do Jurista clique aqui ó

è Sabedoria no Princípio da Dualidade os opostos complementares clique aqui  

História do Futebol e Idolatria no desporto clique aqui

Novo ramo o Direito Desportivo clique aqui ó

Ligações entre místico e desportivo clique aqui ó

Filosofia e prática das Artes Marciais clique aqui C

Meditar e perguntar clique aqui ó  Aprenda mais e melhor clique aqui ó

Viver mais e melhor com saúde e bom humor clique aqui ƒ

Lutando pela dignidade na Advocacia Pública clique aqui

Desenvolvimento Místico clique aqui ó  Apometria clique aqui è

Grupo Espiritualista Casa de João Pedro clique aquiÿ

Teses Jurídicas novidades semanais clique aqui ü

Visitante nº Contador *Aperfeiçoando e construindo 1 Mundo Melhor este saite está em permanente construção no domínio próprio desde 14 de dezembro de 2003 quando nossas páginas somavam 136.706.382 visitas.   Em meados de 2005 nossos Grupos Temáticos ultrapassavam 50 BILHõES de visitas! Conheça-os clicando aqui ó

Contato e apresentação do Professor Padilla clique aqui