Página em permanente construção*

Para realizar grandes sonhos necessitamos[[[ Grandes sonhos! [Hans Seyle]

Aperfeiçoando-nos construímos 1 ümelhor

 

Abra sua percepção às 7 chaves de Da Vinci:

O sucesso do livro “O Código Da Vinci”ampliado pelo filme – deve-se ao aproveitamento da genialidade do pintor da Mona Lisa.        Artista, inventor e cientista, o italiano Leonardo Da Vinci mestre do Renascimento, desenvolveu qualidades que se revelam sincronizadas aos anseios do homem do século XXI.

 

Seguir os passos do gênio contribui para o aprimoramento:

A dama só é conhecida pelo retrato na tela e sobre sua verdadeira identidade sobram especulações. O quadro está longe de ser monumental, como um mural ou algo do gênero: mede modestos 77 por 53 cm. Tamanho não é mesmo documento, pois a Mona Lisa, ou Gioconda, é a obra de arte mais famosa de todos os tempos. E também a maior atração do Museu do Louvre, em Paris, onde multidões fazem fila para vê-la protegida por um vidro com 2 polegadas de espessura. Para entender o porquê, basta notar na tela a humanidade que emana desse rosto. Sem falar no sorriso misterioso, que ninguém é capaz de classificar. Enigmático? Desafiador? Inocente? Sensual? Vivo, enfim. O quadro que revolucionou a técnica de pintar retratos – pela primeira vez, um artista praticamente expôs a alma do modelo – é uma das obras-primas do italiano Leonardo Da Vinci (1452-1519). "Ele foi um dos três grandes mestres do Renascimento, ao lado de Michelângelo e Rafael", diz o professor de história da arte Gilson Pedro, do Scriptorium, de São Paulo. "Sua influência histórica foi maior do que a dos outros dois, entretanto, pois além de gênio artístico era também cientista." Pintor e escultor, sim, e também inventor, astrônomo, engenheiro e matemático, Da Vinci conciliou ciências humanas e exatas. Deixou cadernos com estudos e croquis, nos quais reproduz vôos de pássaros e detalha projetos para máquinas voadoras, pontes e submarinos. Apesar de sua importância como artista, não produziu muitas telas. "Leonardo demorava anos para terminar as pinturas e, por isso, exasperava os que o contratavam", lembra o professor Gilson Pedro. Para pintar a Mona Lisa, iniciada em 1503, ele levou três anos.   Compare a imagem da Mona Lisa, acima ñ, com a montagem artística, ao lado ï, composta de figuras de pessoas e animais “ocultas”. A seguir apresentaremos outras imagens surrealistas.

 

Corpo, Mente e Espírito:

Incansável pesquisador da natureza e da alma humana, Leonardo também foi pioneiro ao perceber a integração de mente, corpo e espírito. Para o consultor americano Michael J. Gelb, certas características da obra de Leonardo – como o equilíbrio entre arte e ciência e o cultivo da percepção e das sensações - suscitam questões universais e oferecem respostas para buscas atuais - por exemplo, o sentido da vida e o caminho espiritual. E o que ele explica no livro Da Vinci Decodificado - Descobrindo os Segredos Espirituais dos Sete Princípios de Leonardo (ed. Bertrand Brasil), sucessor de Aprenda a Pensar com Leonardo Da Vinci, de 1998.

Gelb identifica na vida e na obra do mestre lições para compreender o potencial humano. Estabelecendo relações de sete princípios davincianos com conhecimentos e filosofias - como budismo, taoismo, filosofia grega, cabala e rituais sagrados dos dervixes da Turquia, só para citar alguns -, ele transforma cada princípio em chaves para alcançarmos uma vida plena. Veja o que cada um dos sete preceitos de Leonardo tem a oferecer para o século 21.

O Código está na tela

Leonardo da Vinci foi perseguido, processado e alvo de maledicência pelos mais diversos motivos (como as pesquisas com cadáveres e a relação com os jovens aprendizes). Foi acusado de heresia por supostamente incluir símbolos pagãos e alegorias ocultas nas telas com motivos bíblicos, como Última Ceia e Virgem dos Rochedos.   Os mistérios envolvendo suas criações desempenham um papel fundamental na trama de O Código Da Vinci (ed. Sextante), do americano Dan Brown, que em maio chega as telas no aguardado filme, com Tom Hanks, Audrey Tatou, Jean Reno e Alfred Molina.    O enredo fala de uma conspiração para revelar um segredo protegido por uma sociedade secreta durante milênios: o casamento de Maria Madalena e Jesus Cristo.    O grão mestre dessa sociedade guardiã, na Renascença, teria sido Leonardo que teria recheado suas pinturas com simbologias enigmáticas e alusivas ao amor entre Madalena e Jesus, conforme “tese” de O Código Da Vinci .

As 7 chaves de Da Vinci:

1 BUSQUE A VERDADE (CURIOSITÀ). Na busca de compreender a origem da vida e os mistérios da criação, Leonardo estudou incansavelmente o corpo humano. Exemplo da curiosidade do artista, seu desenho do embrião humano foi a 1ª representação do tema. Mostra como nascemos com o desejo de saber e buscar a verdade.  No livro, Gelb afirma: cada criança nasce com um potencial de genialidade, que, na maior parte dos casos, é perdido gradativamente ao longo dos anos. No livro, o consultor salienta que um dos passos para resgatar essa semente original é se tornar de novo uma criança, procurando observar o mundo e os outros com o olhar infantil da curiosa inocência, do não-julgamento e do interesse a respeito da vida.

 

2 ASSUMA A RESPONSABILIDADE (DIMOSTRAZIONE). Leonardo ajudou a construir uma visão de mundo original, baseada na observação e na experiência.  Numa época em que prevaleciam o obscurantismo e os dogmas impostos pela Igreja que a tudo dominava,  o artista sofreu inúmeras acusações. Sempre teve coragem de persistir em suas pesquisas, considerando-se responsável por seus próprios julgamentos e procurando libertar- se de idéias e opiniões preconcebidas. "A maior ilusão que acomete o homem vem de suas próprias opiniões", escreveu em seus cadernos. Ao cultivar o princípio da demonstração, ele mostrava que somos responsáveis por nossos atos, pensamentos e intenções. Ou seja, quando nos tornamos artífices dos resultados de nossa vida, fazemos escolhas mais sábias.

3 AGUÇE A PERCEPÇÃO (SENSAZIONE). Podemos desenvolver a percepção refinando os sentidos, como fez Leonardo. Assim ele viu coisas que ninguém mais era capaz de ver,   como os detalhes dos movimentos de um pássaro e as nuances da luz do pôr-do-sol, que reproduziu em seus quadros. Para isso, alimentou sua sensibilidade perceptiva:   trabalhava ao som de boa música, apreciava a textura dos tecidos finos, criou sua própria colônia (feita de lavanda e água de rosas) e se cercava de elegância e beleza. Fazia tudo isso para gozar dos prazeres e por acreditar que "os sentidos são os sacerdotes da alma", conforme escreveu. Para elevar a sensazione ao nível espiritual, é preciso despertar nosso olhar interior, ficar atento ao momento presente e sentir a alma de cada criatura viva, enxergando em cada uma delas a obra do Criador, como fez Da Vinci.

4 ENFRENTE A SOMBRA (SFUMATO). Essa palavra, derivada do latim fumus, descreve a qualidade brumosa e misteriosa das pinturas de Leonardo – e o melhor exemplo é a Mona Lisa. O efeito era complementado por outra técnica criada por ele: o chiaroscuro, o dramático contraponto de luz e sombra. Em muitas de suas obras, as figuras emergem da escuridão para a luz, da mesma forma que o artista representava o lado negro da natureza humana – inclusive o seu próprio. No século 20, o psicólogo suíço Carl Jung referiu-se a esse lado escuro como a sombra, enfatizando que, ao reprimi-la ou negá-la, só aumentamos seu poder. Como ela é inconsciente, para canalizar sua energia em direções positivas, diz Gelb, precisamos reconhecer o que projetamos sobre outras pessoas e começar a reconhecer as manifestações de juízos exageradamente negativos sobre os outros, os sentimentos de inveja ou superioridade e as ações movidas pelo impulso cego.

5 CULTIVE O EQUILÍBRIO (ARTE/SCIENZA). O que faz de Mona Lisa uma pintura tão fascinante? Um dos fatores é, certamente, o feito de Leonardo conciliar arte e ciência, a habilidade técnica e o conhecimento da anatomia com a fantasia de criador. Dono de uma arguta mente científica, interessado em física, química e matemática, ele aconselhava seus estudantes a contemplar formas abstratas, como nuvens e fumaça, como um estímulo à imaginação. O ar ambíguo de Mona Lisa a tornou um símbolo universal da representação do equilíbrio entre masculino e feminino, luz e sombra, energia yin (ativa e assertiva) e yang (passiva e receptiva). Segundo Michael Gelb, é um modelo de comportamento que significa saber discernir os momentos em que devemos ser pacientes e receptivos ou impetuosos e empreendedores.

6 ALIMENTE A INTEGRAÇÃO (CORPORALITÀ).  A famosa ilustração de Leonardo chamada Homem Vitruviano (um corpo nu de braços e pernas abertos, circunscrito em um quadrado e um círculo ð)  tornou-se um símbolo universal da integração de mente, corpo e espírito.   Apesar da busca pela beleza,  em seus estudos de anatomia o artista procurou entender os segredos do corpo e, assim, alcançou uma nova compreensão da saúde e da cura.    Entendimento que é quase uma profecia da abordagem holística (de holos, "todo" em grego) da medicina atual.  "Os antigos chamavam o homem de microcosmo", escreveu da Vinci, "e com certeza o termo foi bem escolhido."  Tanto que ele aconselhava: "Aquele que deseja manter-se em boa saúde deve evitar estados de espírito soturnos e manter a mente alegre".  Leonardo cultivava esse viés holístico em seus estudos, sempre procurando estabelecer conexões e compreender a relação entre as partes no todo. Por isso, em seu livro, Gelb nos convida a entender o corpo não só como um templo do espírito mas como um sistema de energia, cujo fluxo deve estar em harmonia com o do mundo ao redor.

7 PRATIQUEM O AMOR (CONNESSIONE).  Em inúmeras pinturas de Leonardo, especialmente as Madonas, transparece a intenção de retratar a face do amor divino. Para ele, o amor era a força por meio da qual se conectava a todo o resto. Tanto que escreveu: "O amor por si só me recorda de que é somente o amor que me faz consciente". Em seus quadros, ao retratar com precisão a natureza, ele revelava seu amor pelas criações de Deus. Embora tenha se baseado em observações e análise científicas, e não em filosofia religiosa, a intuição de Leonardo sobre o padrão que liga tudo também se reflete na sabedoria espiritual universal. Por isso, sua lição é aprimorar conscientemente nossa conexão com algo maior que nós, todos os dias, por meio da prática do amor e de virtudes como gentileza, perdão, compaixão e caridade. Assim, disse Leonardo, "a virtude é nosso verdadeiro bem e a verdadeira recompensa daquele que a possui. Ela encontra abrigo em um coração nobre, assim como os pássaros nos galhos floridos das árvores".  (adaptado de texto de WILSON F. D. WEIGL  em circulação pela web)

O receio de mudanças reforça sentimentos atávicos, primitivos e até retrógrados.   Numa linguagem poética,  o medo é "medieval".     Vença o seu lado primitivo.   Supere os medos e receios... Transcenda seus limites... Assista esse vídeo de 4 minutos que estimula seu potencial evolutivo:  cada segundo vale a pena clique aqui ÿ

Veja outras imagens propiciando ampliação da

Percepção na página sobre a Dualidade clicando aqui

Todos nascemos com elevada capacidade de evoluir mas a mídia nos bombardeia....   Muitas pessoas em pleno Séc.XXI ainda  sofrem com medo do novo ou do diferente do que a mídia induz... Há considerável energia focalizada em manter esses padrões. Saiba mais sobre a força da energia coletiva clicando aqui

A necessidade de sustento nos faz reféns.    Ao longo da vida, e durante QUASE todo tempo,     a maior parte da população é obrigada a adequar-se aos padrões...    Quem não se amolda,   termina sem sustento,   e não sobrevive.  

Uma plantinha precisa de luz e não consegue desenvolver a sombra de árvores frondosas.    De forma semelhante,    a criatividade é afogada num dilúvio de informações.   Audiovisuais fabulosos entorpecem os sentidos...   Durante o divertimento,   necessário para esquecer os problemas da luta pelo sustento,   empulham o que os patrocinadores querem vender,    induzindo ao consumismo e hábitos não saudáveis:     Um padrão de vida  formatadinho,     do que vestir e comer,     até mesmo o modo de falar,   o que comprar...

A submissão tolhe a criatividade e o indivíduo passa a vislumbrar apenas um sentido na vida:      Hedonismo.   E essa busca do prazer reforça o consumismo.  

O desaparecimento dos tipos regionais demonstra a padronização no Brasil na segunda metade do Séc.XX clique aqui      Aliás, da padronização escaparam apenas a baiana incorporada à principal festa da mídia, e o gaúcho de cultura heróica.

 

Por que as pessoas espertas podem ser tão tolas?

Qual a natureza da estupidez ? Clique aqui

A internet ajuda a superar essa MAZELA MODERNA com uma rede de informações entre as pessoas do bem, como no Portal da Ajuda, interligando quem precisa com aqueles que desejam doar...

Mas não se limite:  A mente pode alçar vôos elevados e vivenciar (ou reviver, nos dois sentidos) experiências fantásticas...

Freqüente bons cursos:     Dentre muitos oferecidos, há vários de ótima qualidade,  como os ministrados pelo Prof. Dr. Nelson Spritzer na Capital gaúcha. Conheça esses cursos clicando aqui ÿ

Viaje, assista dramaturgia, e leia livros e revistas:

Quantos lestes dos cem livros mais importantes ? Clique aqui ó

Abra sua mente com revistas e vídeos clicando aqui ó

Amplie seu horizonte viajando ou vivenciando a cultura clicando aqui ó

Retorne ao “Evoluir” clicando aqui ó

O mundo melhor começa dentro de nós e de nossos amigos
Convide-os para participar:                É grátis,  e só faz bem...
 
No 1º ano recebemos + de 3 milhões de visitas
Aos 30 meses,     eram 500 milhões de acessos
Com 3 anos somamos 20 BILHÕES de leituras
assinar-misticismo.ciencia@grupos.com.br
 
 Para a página Alma Alegre clique  aqui 
 
Sucesso é habilidade de ir de 
...fracasso em fracasso
...sem perder o entusiasmo.
 
Alma Alegre é... cultivar BOM HUMOR 
- nossos objetivos ficam menos distantes.
Sorrindo para a vida. Ela retribui...
-> Alma Alegre - bem humorados vivemos mais e melhor 
assinar-alma.alegre@grupos.com.br
Alma Alegre não veicula humor machista
Para isto, foi criado um grupo especial:
       Macho Alegre diverte-se com o feminismo
                -> site oficial da APoMaDa
Associação dos Pobres Machos Desamparados
Entidade de defesa dos direitos da minoria oprimida pelos avanços feministas
assinar-macho_alegre@grupos.com.br

                                                              Homens x Mulheres ?

A eterna e divertida luta dos sexos: clique aqui

OUTROS news letters temáticos (média de uma mensagem mensal):

 

Causos e pérolas, a melhor do mês:

assinar-anedotario@grupos.com.br

 

Novo ramo, o Direito Desportivo:

assinar-direito_desportivo@grupos.com.br

 

Artes Marciais e filosofia oriental:

assinar-karate_goju@grupos.com.br

 

Exigindo Ética na política:

assinar-luz_sobre_trevas@grupos.com.br

 

A ciência e o espiritual fundindo-se na nova sabedoria:

assinar-misticismo.ciencia@grupos.com.br

 

Vamos construir 1 Mundo Melhor ?

assinar-mundo.melhor@grupos.com.br

 

Semeando idéias, Pensamos melhor quando trocamos idéias...

assinar-pensando@grupos.com.br

 

Notícias selecionadas mensalmente do Mundo Jurídico

assinar-processo@grupos.com.br

 

Voluntariado e Ação Social contribuindo para 1 Mundo Melhor

assinar-rotarymoinhosdevento@grupos.com.br

 

  Para receber atualizações desta página clique aqui

Ou envie e-mail para assinar-mundo.melhor@grupos.com.br

 

Centenas de Teses Jurídicas novidades toda semana clique aqui ó

Histórica Faculdade de Direito da UFRGS e sua importância clique aqui ó

Orientação aos alunos + Programa das Disciplinas clique aqui ó

Juristas completos:  Exemplo de Athos clique aqui û e Clóvis clique aqui û

Conheça nossas páginas, e os variados enfoques da Sabedoria:

è Sabedoria aplicada à elaboração das decisões judiciais clique aqui &

è Sabedoria no Princípio Universal da Evolução da Sabedoria clique aqui ó

è Sabedoria na Ética à clique aqui F J

è Sabedoria na fusão do espiritual + material clique aqui ÿ

è Sabedoria em sermos Mestres e Discípulos uns dos outros clique aqui ó

è Sabedoria no reencontro do Místico e Ciência clique aqui ÿ

è Sabedoria de Confúcio clique aqui

è Sabedoria no caminho da perfeição na simplicidade Shibumi  clique aqui ÿ   

è Sabedoria na evolução cultural clique aqui þ

è Sabedoria no uso da Linguagem, instrumento do Jurista clique aqui ó

è Sabedoria no Princípio da Dualidade os opostos complementares clique aqui [

História do Futebol e Idolatria no desporto clique aqui ó

Novo ramo o Direito Desportivo clique aqui ó

Ligações entre místico e desportivo clique aqui ó

Filosofia e prática das Artes Marciais clique aqui C

Meditar e perguntar clique aqui ó  Aprenda mais e melhor clique aqui ó

Viver mais e melhor com saúde e bom humor clique aqui ƒ

Lutando pela dignidade na Advocacia Pública clique aqui

Desenvolvimento Místico clique aqui ó  Apometria clique aqui è

Grupo Espiritualista Casa de João Pedro clique aquiÿ

Visitante nº Contador *Aperfeiçoando para construir 1 Mundo Melhor este site está em permanente construção no domínio próprio desde 14 de dezembro de 2003 quando nossas páginas somavam 136.706.382 visitas.   Impressionante?  No primeiro semestre de 2005 nossos Grupos Temáticos ultrapassavam 50 BILHõES de visitas! Conheça-os clicando aqui ó

Contato e apresentação do Professor Padilla,  um “samurai gaúcho“ no século XXI,  clique aqui J