Por que espertos podem ser tão tolos?

 

Página em permanente construção*

Para realizar grandes sonhos necessitamos de... Grandes sonhos! [Hans Seyle]

Aperfeiçoando-nos construímos 1 ümelhor

Por que alguém esperto pode ser tão tolo?

Psicólogo,   fissurado em inteligência e criatividade humanas, o Reitor da Escola de Artes e Ciências da Universidade Tufts, em Massachusetts, EUA, Robert J.Sternberg reuniu um time de cientistas e, com base em pesquisas de psicologia, explicaram a natureza da estupidez. O livro, lançado em 2003 nos Estados Unidos, e traduzido no Brasil em 2006, conta histórias de quem destruiu a própria reputação por se considerar inteligente demais.

Podemos ser mais estúpidos do que acreditamos?

Espertos podem agir como tolos intencionalmente, algumas vezes procurando deixar outras pessoas confortáveis, ou para não parecer um nerd, intelectual, almofadinha. Mas comportam-se assim também por serem tolas. Sim, ser esperto não o protege de ser tolo e pode até aumentar as chances de fazer tolices. Por quê? Porque, algumas vezes, alguém esperto é tão recompensado pela esperteza que não consegue desenvolver outros tipos de habilidades - como o senso comum. Muitos espertos acreditam poderem atravessar a vida com o seu Q.I.   Com sorte, descobrem logo que estão errados.  Caso contrário, podem cometer tremendas tolices.

A colocar flores na lápide não pode deixar de notar um chinês colocando um prato de arroz no túmulo ao lado.    Vira-se para ele,  e pergunta:

- Desculpe-me... Mas o senhor acha mesmo que o defunto virá comer o arroz?

O chinês responde:              - Sim,  quando o seu vier cheirar as flores...

Moral da História:   Respeite as opções do outro, em qualquer aspecto. Essa é uma das maiores virtudes que o ser humano pode desenvolver.  As pessoas são diferentes, agem diferentes e pensam diferentes. Ao invés de julgar um comportamento DIFERENTE como errado, procure compreender PORQUE alguém age daquela forma. Comportar-se diferente, mudar, auxilia a abrir as portas do infinito.

 

Os tolos, incluindo pessoas espertas que cometem tolices, tendem a cometer cinco falácias:

à otimismo irreal à acham que tudo que fizerem acabará bem;

à egocentrismo à os espertos começam a prestar atenção somente em si mesmos;

à onisciência à pensam que sabem tudo;

à onipotência à começam a achar que são poderosos;

à onipotência à começam a achar que são poderosos;

à invulnerabilidade à acham que podem se livrar de tudo o que fazem;

Os estúpidos cometem as mesmas falácias mas como é provável que sejam pegos mais rapidamente, tendem a corrigir esses erros ao longo da vida.

Como podemos saber quando uma pessoa esperta está dizendo algo estúpido? Pergunte a si mesmo: O que está sendo dito realmente faz sentido? Algumas vezes ouvimos coisas idiotas na mídia, ou alguém nos diz algo estúpido, podemos aceitar ou avaliar criticamente. Mas pensar ativa e criticamente é um trabalho duro. Agir passivamente e aceitar as informações é o caminho fácil que causa sérios problemas.

   Lamentavelmente, enquanto não for incorporado ao ensino o processo de pensamento e de comunicação (ou outro mecanismo que o estimule), as pessoas continuarão a não perceber quando estão sendo manipuladas. Leia mais em http://www.padilla.adv.br/processo/pensamento/superficial/

   Quase invariavelmente, o verdadeiro inimigo não é aquele que joga as pedras; não raro, esse indivíduo é pleno de boas intenções e motivado por elevados ideais. Contudo, induzido por falsas crenças, acredita que no ataque como o caminho a trilhar. Nosso inimigo está oculto, manipulando. Combatermos quem joga uma pedra apenas desgasta, faz-nos perder tempo, e energia, e desvia a atenção para o verdadeiro problema: o psicopata manipulador que jogou um contra o outro. Leia mais em: http://www.padilla.adv.br/etica/psico  

   As pessoas bem intencionadas são anuladas simplesmente sendo jogadas, umas contra as outras, através de manipulações, preconceitos, bullyng, difamações, assédio!   Eu fui jogado, de um lado para outro, por quase duas décadas, até que... Acordei do torpor!

   Para completar a teia de paradoxos com as quais o processo de pensamento é anulado, professores e outras atividades importantes para disseminar a cultura e a paz social, como as ARTES MARCIAIS, aviltadas e infamadas, enquanto os politicorruptos e as pessoas superficiais (como os big brothers, jogadores de futebol, e toda sorte de fuleiras que exibem o corpo) a mídia noticia que eles se "dão bem".    O que é isso? uma inversão de valores que estimula a acultura da superficialidade e da indecência!  porque as pessoas terminam aceitando o que assistem na TV sem avaliar criticamente.

Por que alguns estúpidos são recompensados e outros não? Gente em posições de poder freqüentemente se livra das coisas estúpidas por mais tempo, especialmente no governo, porque controla o governo e a mídia. E os governados são estúpidos o suficiente para deixá-los impunes, em vez de protestarem. Há muito disso no mundo de hoje. Temos alguns políticos fazendo coisas ultrajantes, que as pessoas em seus países poderiam impedir, mas não impedem.

Todos nascemos com elevada capacidade de evoluir contudo a mídia bombardeia com egocentrismo. Muitas pessoas – em pleno Séc. XXI, ainda temem o novo ou diferente do que estão acostumados, leia-se, o que apresenta a mídia como sendo “normal”... Há considerável energia focalizada em manter esses padrões.

   Somado ao desmanche do ensino, levou o Brasil a uma disfarçada escravidão da acultura da superficialidade. A democracia é uma encenação, porque o povo não manda nada. Os deputados/senadores são representantes dos partidos, e não do povo. Ninguém do povo pode concorrer e muito menos eleger uma pessoa. Votamos em partidos, apenas indicando, dentre os candidatos do partido escolhido, qual o eleitor prefere! Não há liberdade, somos obrigados a votar em um dos partidos ou em nenhum.

   Os protestos demonstram que as pessoas decentes cansaram de serem reduzidas a engrenagens em um sistema criado pelos ricos para eles acumularem todas as riquezas.

   A democracia foi concebida em povoações nas quais todos os cidadãos reuniam-se para debater e decidir. No mundo moderno, é um engodo, que disfarça a ditadura da minoria que controla o processo de comunicação, semeia falsas crenças coletivas, e provoca a inversão de valores.

Processo de pensamento: http://www.padilla.adv.br/processo/pensamento/

Processo de comunicação: http://www.padilla.adv.br/processo/pensamento/comunicação/

Processo de manipulação: http://www.padilla.adv.br/processo/pensamento/etica/

Processo de manipulação coletiva: http://www.padilla.adv.br/processo/pensamento/superficial/

Processo de acordar do torpor da acultura da superficialidade: http://www.padilla.adv.br/processo/pensamento/acordar/

Como a mídia faz? http://vimeo.com/10810123

Exemplo de manipulação, as Artes Marciais http://sindiplam.blogspot.com.br/2013/03/lutas-e-artes-marciais-tripartem-o-foco.html

Observe a padronização imposta ao Brasil pela mídia a partir da segunda metade do Séc. XX causando o desaparecimento de quase todos os tipos regionais, clicando aqui

 

Na década de setenta, os vários tipos brasileiros foram alvo de muitas brincadeiras pela

turma do Casseta e Planeta;   algumas imagens do “Planeta Diário”:

Interessados em “uniformizar” o país e impor comportamentos consumistas e a padronização de hábitos,

 contrataram os humoristas do Casseta e Planeta.

Com o tempo, os tipos brasileiros foram desaparecendo; restam apenas dois.

A baiana preservou-se devido a associação com o carnaval, um dos principais mecanismos de manipulação.

O gaúcho remanesceu devido à sua forte tradição, fomentada pelos CTGs espalhados pelo mundo afora.

As tradições gaúchas contrariam os “padrões” globais, tornando-se alvo de ferrenha campanha infamante disfarçada em humor; a turma do Casseta e Planeta nem imagina estar sendo manipulada pelos sociopatolobistas que querem uniformizar os padrões de consumo e de comportamento. Lei sobre o bairrismo anti gaúcho em: http://www.padilla.adv.br/alegre/gaucho/

 

Viva muito mais  e  melhor :

Preserve a saúde física com vitaminas e aminoácidos.      Saiba o que a indústria (da doença) oculta de você clique aqui R

O receio de mudanças reforça sentimentos atávicos, primitivos e até retrógrados.   Numa linguagem poética,  o medo é "medieval".     Vença o seu lado primitivo.   Supere os medos e receios... Vídeo de 4 minutos estimula e resgata o potencial evolutivo:  cada segundo vale a pena clique aquièÿ ou cole o endereço no seu navegador:    www.padilla.adv.br/prof/mude.exe

A internet poderia ajuda a vencer essa mazela moderna, a da padronização. Contudo, ela também sobre influência. Amplie seus limites. Leia livros e revistas; através dele seu pensamento poderá alçar vôos elevados e vivenciar (ou reviver, nos dois sentidos) experiências fantásticas. Veja dicas de revistas, e aprecie alguns vídeos clicando aqui http://www.padilla.adv.br/evoluir/dicas.

O mundo melhor começa dentro de nós e de nossos amigos
Convide-os para participar:                É grátis,  e só faz bem...
 
No 1º ano recebemos + de 3 milhões de visitas
Aos 30 meses,     eram 500 milhões de acessos
Com 3 anos somamos 20 BILHÕES de leituras
assinar-misticismo.ciencia@grupos.com.br
 
Sucesso é habilidade de ir de 
...fracasso em fracasso
...sem perder o entusiasmo.
 
Alma Alegre é... cultivar BOM HUMOR 
- nossos objetivos ficam menos distantes.
Sorrindo para a vida. Ela retribui...
-> Alma Alegre - bem humorados vivemos mais e melhor 
assinar-alma.alegre@grupos.com.br
 Para a página Alma Alegre clique  aqui 
 
Alma Alegre não veicula humor machista
Para isto, foi criado um grupo especial:
       Macho Alegre diverte-se com o feminismo
                -> site oficial da APoMaDa
Associação dos Pobres Machos Desamparados
Entidade de defesa dos direitos da minoria oprimida pelos avanços feministas
assinar-macho_alegre@grupos.com.br

                                                              Homens x Mulheres ?

A eterna e divertida luta dos sexos: clique aqui

OUTROS news letters temáticos (média de uma mensagem mensal):

 

Construir 1 MMM – uM Mundo Muito Melhor ?

assinar-mundo.melhor@grupos.com.br

 

Processo na prática e teoria geral

assinar-processo@grupos.com.br

 

Empowerment nas pérolas

assinar-anedotario@grupos.com.br

 

Direito Desportivo:

assinar-direito_desportivo@grupos.com.br

 

Filosofia oriental e Artes Marciais:

assinar-karate_goju@grupos.com.br

 

Pensamos melhor quando trocamos idéias...

assinar-pensando@grupos.com.br

 

Ética na política:

assinar-luz_sobre_trevas@grupos.com.br

 

Transdisciplinariedade:

assinar-misticismo.ciencia@grupos.com.br

Voluntariado e ação social contribuindo para 1 MMM - Mundo Melhor

assinar-rotarymoinhosdevento@grupos.com.br

 

  Para receber atualizações desta página clique aqui

Ou envie e-mail para assinar-mundo.melhor@grupos.com.br  

Proteja seu pensamento e sua energia clique aqui N

 

 

Centenas de Teses Jurídicas novidades toda semana clique aqui ó

Histórica Faculdade de Direito da UFRGS e sua importância clique aqui ó

Orientação aos alunos + Programa das Disciplinas clique aqui ó

Juristas completos:  Exemplo de Athos clique aqui û e Clóvis clique aqui û

Conheça nossas páginas, e os variados enfoques da Sabedoria:

è Sabedoria aplicada à elaboração das decisões judiciais clique aqui &

è Sabedoria no Princípio Universal da Evolução clique aqui ó

è Sabedoria na Ética à clique aqui F J

è Sabedoria na fusão do espiritual + material clique aqui ÿ

è Sabedoria em sermos Mestres e Discípulos uns dos outros clique aqui ó

è Sabedoria no reencontro do Místico e Ciência clique aqui ÿ

è Sabedoria de Confúcio clique aqui

è Sabedoria no caminho da perfeição na simplicidade Shibumi  clique aqui ÿ   

è Sabedoria na evolução cultural clique aqui þ

è Sabedoria no uso da Linguagem, instrumento do Jurista clique aqui ó

è Sabedoria no Princípio da Dualidade os opostos complementares clique aqui  

História do Futebol e Idolatria no desporto clique aqui ó

Novo ramo o Direito Desportivo clique aqui ó

Ligações entre místico e desportivo clique aqui ó

Filosofia e prática das Artes Marciais clique aqui C

Meditar e perguntar clique aqui ó  Aprenda mais e melhor clique aqui ó

Viver mais e melhor com saúde e bom humor clique aqui ƒ

Lutando pela dignidade na Advocacia Pública clique aqui

Desenvolvimento Místico clique aqui ó  Apometria clique aqui è

Grupo Espiritualista Casa de João Pedro clique aquiÿ

Visitante nº Contador *Aperfeiçoando para construir 1 Mundo Melhor este site está em permanente construção no domínio próprio desde 14 de dezembro de 2003 quando nossas páginas somavam 136.706.382 de visitas.   Impressionante?  No primeiro semestre de 2005 nossos Grupos Temáticos ultrapassavam 50 BILHõES de visitas! Conheça-os clicando aqui ó

Professor Padilla, um Samurai no Séc. XXI,  clique aqui J