O Processo de Comunicação - Teoria Geral dos Processos Interdisciplinar – o paradoxo da SABEDORIA - Página em permanente construção* como nós!

Processo de Comunicação

Praticamente tudo o que fazemos depende da comunicação, a qual é ferramenta essencial em qualquer atividade. Paradoxalmente, o seu estudo é omitido na maioria dos currículos, especialmente no do Direito!

Por que ninguém mais se preocupa em despertar, nos Acadêmicos de Direito, para o fato de que a qualidade da sua comunicação,  é o resultado que você obtém?

Como podemos aprimorar a comunicação? Uma boa alternativa é seguir o conselho de um dos maiores escritores da história, Graciliano Ramos:  Ele recomenda seguirmos o exemplo das lavadeiras de Alagoas no seu ofício:

Após uma primeira lavada, molham a roupa na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer.  Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes.  Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando água com a mão.  Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota.  Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. “Pois quem se mete a escrever, devia fazer a mesma coisa.  A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso;  a palavra foi feita para dizer.

 Graciliano Ramos "Conselho para quem vai redigir um trabalho acadêmico”.

1. Dos “filtros” sensoriais:

Nem sempre o que pensamos ver ou ouvir é verdade. Entre o que os nossos sentidos captam, e a nossa consciência, atuam filtros que interferem nas informações percebidas. Parte(s) da informação sensorial pode ser bloqueada (deleção), alterada (distorção), ou incorporada com algo que não foi captado pelos sentidos (alucinação). Não precisa acreditar: Teste aqui.

Distorções audiovisuais são o principal mecanismo usado na manipulação, porque acentuam o efeito desses filtros inconscientes.

Disponibilizamos alguns testes para calibrar a percepção quebrando os paradigmas.

Os filtros inconscientes são criados quando estamos no “automático”; nascem com boa intenção, de querer facilitar a interação, e simplificar a vida.

Os filtros interferem também quando acessamos a nossa memória. Desta forma, cada vez que recordamos alguma coisa, nossa lembrança pode ser alterada com uma amplificação da distorção sensorial inicial. Isso é uma limitação no processo de comunicação e a única maneira de a transcender é através de um esforço de nos tornar conscientes dos planos que se superpõe na interação.

2. Da distorção pelas palavras que transportam a comunicação:

Muitos estudos de lingüística referem que o conteúdo (as palavras) constitui a parte menos importante da comunicação. Alguns doutos se aventuram até a indicar um percentual, atribuindo ao texto apenas 15% da interação. Independente da credibilidade desses experts, tive a oportunidade de vivenciar a menor importância das palavras quando, em 1996, cheguei ao Japão, em missão oficial, antes que, por uma série de contingências, aprimorasse o meu conhecimento de nihon-go (língua japonesa). Para o meu desespero a crença de que o inglês salvar-me-ia era totalmente infundada. Naquela região tradicional os locais eram avessos ao idioma americano. Salvou-me a lição sobre, quando inevitável, relax and enjoy: Ao não me deixar dominar pelo medo, como acontece com quem se encontra em situações assim, estabeleci uma interação de qualidade.

Alem disto, o conteúdo das palavras pode ser distorcido durante a comunicação. É outro dos mecanismos que interferem na qualidade da comunicação e, não raro, são habilmente utilizados pelos manipuladores.

Leia em voz alta, e escute o som da sua própria voz.

Peça a outra pessoa para fazer o exercício com você.

É divertido e instrutivo.

Vocês vão perceber e se admirar das diferenças que provocam o uso de frases contendo:

Acima, V A K O/G são símbolos internacionais (iniciais das palavras em inglês)  representando os canais Visual, Auditivo, Sinestésico e Digital. Cada um deles pode ser único, preponderante ou secundário no ingresso e processamento de informações. Eles são um dos fatores que diferenciam a maneira como cada pessoa interage.

Quem quer manipular, usa de  indefinições, das deleções e de outros truques que entorpecem, para distrair a sua percepção, e permitir que a “crença falsa” seja implantada.

Sim, você tem toda razão.

Esses truques de linguagem são muito usados.

E agora você vai começar a perceber.

 

Agora, alguns vídeos demonstrando como a mídia trabalha para induzir falsas crenças misturando realidade e ficção, especialmente descontextualizando:

Como a mídia induz facilmente crenças? clique aqui:

Exemplo de manipulação, a infâmia contra as lutas, clique aqui

Nada substitui canais sensoriais limpos e a percepção ativada: Como os manipuladores “programam” crenças “inocentemente”?

Pelo processo de pensamento!

.

Da psicopatatia, presente em 1% das pessoas, saiba mais!

Direito, valor, esporte e sociedade:

Os quatro planos de atuação humana:

A vida em sociedade depende da paz social, a qual se ampara sobre três pilares, cada um correspondendo a um dos quatro planos de atuação: Nascemos no plano dos fatos, e construímos os outros três: O plano dos valores, o plano do direito e o plano do esporte(jogos). Este último é o principal mecanismo da descarga tensional (Freud, “O mal-estar na Civilização”; Jung, “Obras completas”). A vida “civilizada” subtrai, do cotidiano, a competitividade permanente, inerente à vida, sendo esta uma competição que perdura há 4 bilhões de anos.    Para o conceito de desporto, procure aqui.

Apesar de distintos, há áreas de interseção entre os planos, facilitando a passagem desapercebida, de um para outro plano. Dessa peculiaridade, aproveitam-se os manipuladores para aliciar crenças. Individual e  coletivamente, pois a maioria das pessoas simplesmente ainda não percebeu as intensas mudanças que acontecem a sua volta. Muitos, ainda não perceberam em qual das ondas de desenvolvimento tecnológico em que nos encontramos.

Como crenças e valores são manipulados?

Dispomos de recursos tecnológicos capazes de propiciar uma vida relativamente segura e confortável a todos humanos. Então, por que há imensa quantidade de pessoas com dificuldades, sofrendo fome, falta de saneamento, entre outros problemas? Porque falta para muitos? Porque alguns acumulam riqueza e poder. Cobiça e inveja fomentam os litígios, desviando recursos da educação e concentrando riquezas.

Após a quebra da Bolsa de 1929 a moral modificou-se. Em decorrência da crise, simultaneamente uma considerável parcela a população sofreu um abalo e não pode arcar com suas obrigações. E nasceu a tolerância com a inadimplência. Era o que faltava para a honra desaparecer. Cumprir a palavra perdeu o sentido. Cresceu a quantidade de processos, até a Justiça tornar-se inoperante porque o próprio Poder Público, que deveria dar o exemplo, é usado conforme o interesse dos poderosos e não cumpre suas obrigações. Nem as cláusulas penais ou astreintes foram suficientes para estimular o cumprimento das obrigações.

Ante o mau exemplo estatal, como exigir do povo o cumprimento das obrigações? A desobediência generalizada à lei sobrecarregou o foro de litígios, e tornou-se lucrativo não cumprir com as obrigações e discutir em juízo.

Na Alemanha, tudo é proibido, exceto aquilo que é permitido. Na França?  ...  Tudo é permitido, exceto aquilo que é proibido. Cuba? Tudo é proibido, inclusive aquilo que é permitido. No Brasil? Tudo é permitido, inclusive o que é proibido, desde que seja interesse de quem contribuiu na campanha política... O Brasil tornou-se um país onde um mesmo peso terá “variadas” medidas, conforme o interesse de quem ocupa o poder?

Os sociopalobistas fomentam preconceitos, e jogam as pessoas decentes umas contra as outras, anulando-as. Disseminam a acultura da superficialidade aproveitando as características do processo de pensamento, entre elas os filtros inconscientes, os quais provocam uma percepção seletiva. Um dos mais importantes é a “deleção”.

Certamente já notou que os olhos humanos piscam. Isso acontece até 20 vezes em um minuto! Ao longo de um dia, a soma do tempo durante o qual ficamos com os olhos fechados chega a somar uma hora. Contudo, em algum momento, você percebeu que passa quase uma hora por dia na total escuridão? Não? Ninguém percebe! O processo de pensamento tem filtros inconscientes; Um deles deleta o que o inconsciente acredita que não interessa. Um dos melhores exemplos é o escuro gerado pelo piscar de olhos: Há pelo menos uma hora de informações visuais por dia que você nem percebe que existiram!

A deleção acontece com informações visuais, auditivas, cinestésicas, etc. Por que as “coisas” são deletadas pelos filtros inconscientes? Porque o inconsciente as identifica como informações sensoriais que não interessam. O inconsciente é um piloto automático com capacidade de APRENDER. Ele se programa para deletar, sem permitir ingressar no pensamento, tudo o que percebe que o consciente não dá importância!

Além da “deleção”, há dois outros filtros importantes, a “distorção” e a “alucinação”, e junto aos comandos subliminares nas palavras que transportam a comunicação, são os principais mecanismos usados na manipulação.

Note como muitas observam o bom na atividade dos outros e não percebem os problemas? Por isto tantas pessoas acham a vida dos outros mais interessante, do gramado a(o) namorada(o).

Concluímos, portanto, que nem sempre o que acreditamos saber é verdadeiro. Entre o que os nossos sentidos captaram e o que temos consciência que aconteceu, filtros interferem na percepção das informações. Partes da informação sensorial podem ser bloqueadas (deleção), alteradas (distorção), ou incorporadas com algo que não foi captado pelos sentidos (alucinação). Não precisa acreditar: Teste aqui.

O inconsciente pode ser aliciado a cair em tentação, apenas tentar, contudo, sem conseguir livrar-se do mal, apenas evitar sofrer as conseqüências do aético... O lascivo exacerba a libido, esconde a traição do cônjuge, embora se vanglorie com os amigos, e sem saber, receba o troco. O apelo à sexualidade dissemina-se, e ajuda a alienar as mentes, que ficam entorpecidas e cada vez mais fáceis de manipular. O ambicioso quer o lucro, em prejuízo dos demais. O preguiçoso quer conforto sem ter que trabalhar. Todas brechas legais prestam-se a aumentar a concentração de riqueza e poder. Com a acultura da superficialidade, o direito também passou a ser manipulado diretamente, ampliando a concentração de riqueza e poder dos que não cumprem com as obrigações. Institucionalizou uma concorrência desleal: Quem age honestamente, simplesmente não consegue competir. A corrupção prolifera, a impunidade aumenta a violência, e tudo isto, num ambiente onde a ilicitude é “normal” realimentam as causas da degradação social...

Podemos romper esse circulo vicioso? Sim! Como?!?!? Clique aqui

Para a acultura da superficialidade e a encenação jurisdicional, clique aqui

Para o Processo de Pensamento, clique aqui.

Para a Teoria Geral dos Processos, clique aqui.

Para realizar grandes sonhos necessitamos  [ [ [ Grandes sonhos! [Hans Seyle]

 

 

 

 

 

Professor LUiZ Roberto Nuñes PADilla

Especialista em Processo e Direito Desportivo

Linhas de Pesquisa:

1 MMM       uM Mundo Muito Melhor:

Para realizar grandes sonhos

[Hans Seyle] necessitamos grandes sonhos!

Presidente do TJD-FGK, STJD-CBMTT e SINDIPLAM-RS

1 Direito Desportivo

2 Teoria Geral dos Processos

3 Práticas de Processo

4 Transdisciplinaridade, outras teses e publicações

Em que consiste ser professor?

Clóvis e Athos exemplos dos grandes Mestres da Faculdade de Direito da Ufrgs

Construa 1 MMM   uM Mundo Muito Melhor:             O Movimento ACORDAR consiste no despertar do torpor instalado pela acultura da superficialidade egocêntrica. Paradoxos, valores invertidos e sobrecarga de informações irrelevantes, incompletas e distorcidas entorpecem: Os sociopatolobistas querem impor uma vida imediatista, alheia as conseqüências: Ressuscitaram o pior hábito da decadência do Império Romano, Carpe dien.  O medo de não haver futuro alicia uma atitude antiecológica de viver até o esgotamento. A maioria das pessoas bem intencionadas é anulada sendo jogadas, umas contra as outras, enquanto são bombardeadas com falsas crenças como "felicidade é um direito!" ou "já nascemos prontos!". Valha-nos o Prof. Dr. Mário Cortella, orientando e braço direito, por 17 anos, até o falecimento do 46 vezes doutor Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira, Lei 12.612/2012.

Bom humor ecológico é Empowerment:   ajuda a vivermos mais e melhor!

 Piadas discriminatórias, bullying para destruir cultura e manipular uns contra outros!

Exemplo:  Difamar a cultura gaúcha facilita padronizar o consumo.

Não acredite,  teste!

Bilhões em jogo Futebol atividade física mais praticada no Mundo

Jogos Olímpicos

Paradoxo das Artes Marciais a 2ª atividade + praticada e a que + cresce.

 

Crianças e adolescentes com necessidades especiais ajude a Kinder

 

Saúde:    Cuidado com a “indústria da doença” .

Seja a mudança que quer ver no Mundo! (Gandhi) visitante nº Contador Site em permanente construção,  Aperfeiçoe-se e construa 1 Mundo Melhor. Em 14.12.2003 os trabalhos precursores deste site registravam 136706382 visitas. Em 2005, os news somavam + de 50 BILHõES de acessos quando o provedor Grupos.com desativou o contador automático.

Contato com o Professor Luiz Roberto Nuñes PADilla   e-mail e MSN:    luizrobertonunesos@padilla.adv.br

Telefone +55  51( 92.5494.00 DIR2 33.08.3322 Departamento de Direito Privado e Processo Civil

CEP 90046-900 UFRGS Faculdade de Direito Campus Centro Porto Alegre RS Rio Grande do Sul Tchê  Brasil  Mapa

http://cev.org.br/qq/padilla

Currículo Lattes

http://www.linkedin.com/in/padill

http://twitter.com/Prof_PADilla

http://www.myspace.com/482548792

http://www.facebook.com/padillaluiz

http://padilla-luiz.blogspot.com

http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1990308448905105073

http://www.viadeo.com/pt/profile/padilla-luiz-roberto-nunes-padilla.pad

http://aiccint.ning.com/profile/PADillaLuizRobertoNunes

http://www.sonico.com/profile.php?u=62628997

http://www.hi5.com/i?l=B_0_ekKuDWL-PADilla

http://www.videolog.tv/Padilla

http://pt.netlog.com/PADilla_Luiz

http://br.octopop.com/padilladv

http://www.tagged.com/padilla

http://pad1lla.spaces.live.com

http://vimeo.com/pad