SABEDORIA x CONHECIMENTO : Quando um aluno é flagrado colando, o procedimento padrão ERA, E AINDA É em muitos, recolher a prova, e atribuir "zero" ou conceito equivalente. A punição severa com o propósito coibir a conduta revela uma postura ideológica e um sistema de ensino: O professor espera que os alunos decorem informações? Evidente que seria melhor que o aluno pudesse demonstrar possuir habilidade de lidar com independente de anotações de cadernos ou cópias de manuais. AVALIANDO SABEDORIA : A Sabedoria consiste em ultrapassar o conhecimento e atingir a simplicidade. Professores usam anotações para se orientar nas aulas. Profissionais vivem consultando anotações ou manuais para tirar dúvidas. A sabedoria de um aluno consiste na maneira como lida com o conhecimento. Meu desejo, como professor é que os alunos atinjam a sabedoria. Veja a propósito o que diz Hélio Büllau no "EAD - Educação a Distância" , em Tuesday, September 02, 2008 10:17 AM, sob o titulo: [EADBR] Re: Cola institucionalizada com o objetivo de fazer pensar, traz as seguintes questões: Em nossa Universidade, no curso de Direito, há um professor que autoriza os alunos a trazerem uma folha A4, escrita de próprio punho, em frente e verso, com qualquer anotação que o aluno queira usar como apoio para a prova. Percebi o esforço de síntese de uma aluna preparando a "cola" e me pareceu uma bela forma de aprendizagem. Resolvi fazer uma breve "investigação" sobre o "método" e tenho algumas pré-conclusões que submeto ao grupo: a) O professor fez uma prova bem mais interpretativa do que do tipo "decoreba". Ou seja, para o aluno, as "referências" que trouxe são suporte, mas não a resposta às questões formuladas. Me parece, pois, uma pré-condição importante: evitar questões do tipo "decoreba"; b) No decorrer das aulas, o professor não disponibilizou resumos, slides e outros tipos de apontamentos. Apenas seguiu um livro-texto e indicou algumas leituras complementares. Esta parece outra pré- condição importante: se disponibilizar qualquer espécie de síntese, o aluno copiará somente a síntese e não fará ele próprio o esforço de leitura de todo o texto e de elaboração de sua própria síntese. Lembrei, também, que na minha época de graduação, teve um professor de Matemática Financeira (nos tempos pré-HP12C) que colocou todas as fórmulas no quadro e cobrou exercícios que exigiam avaliar qual das fórmulas utilizar e efetuar os respectivos cálculos. Em minhas provas, com alguma freqüência, divido-as em duas partes. Numa primeira parte, sem permitir consulta alguma, cobro conceitos básicos e aqueles conhecimentos que a pessoa efetivamente precisa "saber de cor e salteado". Depois, na segunda parte, de aplicação mais prática dos conteúdos, permito que o aluno consulte seu próprio material. Tenho percebido que, nas ocasiões em que assim procedo, raramente as notas se situam nos extremos da escala (zero ou dez). Percebe-se, ainda, alunos com mais facilidade para decorar conceitos e outros com mais facilidade para a aplicação prática. Tem sido uma forma de equilibrar as possibilidades para a turma e atender a diversidade dos alunos. Embora ainda tenha meus "conflitos interiores", percebo que a disponibilização de recursos de consulta não é necessariamente um mal; pelo contrário, bem utilizada é uma boa forma de promover a aprendizagem, objetivo maior do processo educacional como um todo. Considere-se, ainda, nisso tudo, que a capacidade de buscar o conhecimento necessário em determinado momento é uma necessidade cada vez maior num mundo em rápidas e constantes mudanças e, por isso mesmo, esta "aprendizagem da busca" é fundamental para os futuros profissionais. Abraços, Hélio Büllau AVALIANDO CONHECIMENTOS : Avaliação de conhecimentos é “decoreba”. Ao invés de alunos, compre um gravador. Um aluno pode anotar, ou copiar do Colega, ou localizar no manual, e que pode fazer pelo índice e sem entender uma linha do que copiou, ou seja, através da cola copiar para a prova... E que não haveria em verdade necessidade de prova: Bastaria o aluno entregar seu caderno ou cópia para a avaliação... Contudo, o que se busca é estimular a pensar... Se adotar esse método, o que lamento, REGISTRE o fato na própria prova, anote a hora em que detectado o uso da cola. Outra opção - embora menos severa - oportunizar o aluno a começar nova prova, com outras questões. A repressão total à cola num sistema que vai mensurar conhecimentos e não propriamente da capacidade de lidar com esses conhecimentos. Atenciosamente Prof. Padilla Publicado em www.padilla.adv.br/prof/cola.txt Voltar para: www.padilla.adv.br ou www.padilla.adv.br/prof